Chelri Eller

Consultório

Benefícios da Terapia

As competências que irão adquirir durante o programa são: 

Psicanálise

O principal ponto é fazer com que a pessoa se livre daquele fator causador de sofrimento por meio da fala. Para isso, o profissional busca investigar elementos vivenciados pelo indivíduo que podem ter causado um trauma e, consequentemente, a sequência de sintomas desde então.

Mesmo que o episódio traumático tenha ocorrido há muito tempo, o psicanalista, por meio de associações livres, consegue estimular um maior autoconhecimento por parte da pessoa e, desse modo, trazer o problema à tona para que o tratamento comece a surtir os primeiros efeitos.

Principais indicações: transtornos emocionais, como raiva, ciúme, fobias, medos e diversos e inibição em excesso.

Mas como saber qual é a hora certa de procurar a terapia? Segundo Debski, a orientação profissional deve ser requisitada assim que a pessoa tiver a consciência de que possui um conflito psicológico ou um problema emocional que não consegue solucionar por si só, e percebe que este sofrimento a está afetando seus relacionamentos, sua profissão ou qualquer área de sua vida. “Ou ainda, quando houver uma questão recorrente que parece resolvida, mas sempre retorna de maneira semelhante em outra época”, completa o especialista.

Cura pela fala

“A psicoterapia engloba as tentativas de ajudar as pessoas a se beneficiarem ou se curarem de algum desconforto através da palavra. De modo geral, é a cura por meio da palavra ou estratégias, mas que não envolve nenhuma intervenção medicamentosa por parte do psicólogo.”, ressalta a psicóloga Monica Campelo. Por meio da psicoterapia, a pessoa consegue ver suas próprias questões comportamentais, sentimentos e pensamentos de outro angulo. A psicóloga clínica Lia Honório ressalta que, quando alguém está inserido em uma situação que a desnorteia ou paralisa, é comum se sentir perdido e com sensação de que não sabe qual o próximo passo. “Nessa hora, o processo psicoterapêutico pode ser muito organizado por dois motivos: a pessoa fala e, enquanto ouve e si própria, organiza-se e tem acesso a um novo olhar neuro e capacitado, que lhe devolve “fotografias” da sua própria situação. Assim, esse indivíduo consegue gerar organização e recursos internos que lhe darão instrumentos para lidar com o que antes era paralisador”, revela.

Terapia Familiar

O método de trabalho utilizado nesse tipo de terapia pede que a análise seja feita com todos os membros familiares envolvidos no problema emocional em questão, a fim de encontrar uma saída. O terapeuta procura promover a discussão da dificuldade entre os participantes, buscando estabelecer um comprometimento entre todos, de não atropelar a fala do outro e se dirigir diretamente ao profissional. Além disso, e terapia também incentiva as pessoas a reavaliarem suas posições frente as adversidades.

Principais indicações: resolução de conflitos familiares.

Dúvidas?

ENTRE EM CONTATO CONOSCO! Estamos a disposição para esclarecer e te dar todas a assessoria necessária.

Open chat
✅ Olá!
✅ Como podemos te ajudar?